Desde o início do ano, o Ministério da Economia transferiu UAH 126,6 milhões. empresários no âmbito do programa de compensação de 25% do custo dos equipamentos agrícolas ucranianos.
Conforme relatado pelo Ukrinform, isso foi relatado pelo serviço de imprensa do Ministério da Economia.
Note-se que este pagamento foi transferido para compradores de equipamentos produzidos internamente adquiridos em dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os pedidos de fevereiro e março serão processados e pagos em abril.
“Este é o primeiro pagamento de compensação de 25% em 2025 – quase 127 milhões de hryvnia. O grande número de aplicações e a cobertura de quase todas as áreas indicam uma demanda constante por equipamentos ucranianos. E estes são pedidos reais para mais de cem empresas de construção de máquinas em todo o país. Por meio dos programas de política “Made in Ukraine”, o estado cria demanda doméstica adicional por produtos de fabricantes ucranianos, apoiando empregos, produção e desenvolvimento da indústria”, observou a Primeira Vice-Primeira-Ministra – Ministra da Economia Yulia Svyrydenko.
Em particular, foi concedida compensação pelos produtos de cerca de 90 empresas ucranianas de construção de máquinas, cujos produtos estão incluídos na lista oficial do ministério. São fábricas grandes e produtores de pequeno e médio porte de toda a Ucrânia.
Os usuários mais ativos do programa foram produtores agrícolas da região de Khmelnytskyi – 15,6 milhões de UAH em compensação, região de Mykolaiv – 13,3 milhões de UAH, região de Sumy – 12,7 milhões de UAH, região de Ternopil – 9,7 milhões de UAH e região de Odessa – 9 milhões de UAH.
Os líderes no número de unidades de equipamento adquiridas foram compradores nas regiões de Khmelnytskyi (108), Poltava (90), Odessa (78) e Kirovograd (75).
O ministério lembrou que no ano passado, 5.311 unidades de equipamento foram compradas sob o programa de compensação de 25%, totalizando mais de UAH 4,2 bilhões. O estado compensou quase 877 milhões de UAH.
Conforme relatado, o Ministério da Economia da Ucrânia adicionou mais de 100 novos itens à lista de máquinas agrícolas com compensação de 25% – equipamentos para produção de forragem, limpeza e classificação de grãos, equipamentos de semeadura, sistemas de irrigação, etc.