As forças de defesa ucranianas se mudaram recentemente para perto de Kup'yansk. Enquanto isso, há evidências de penetração por parte dos ocupantes russos em Toretsk, Pokrovsk e na região de Kursk.
Isto é relatado pelo RBC-Ucrânia com mensagens para o 6º trimestre do Instituto Americano de Guerra (ISW).
Operação ZSU na Rússia
As tropas da Federação Russa entraram recentemente na região de Kursk. Os quadros de geolocalização, publicados no 5º trimestre, indicam que as tropas de Putin entraram na aldeia de Gujevo (no dia de Sudzhi).
As batalhas ocorreram perto de Oleshnya, região de Kursk (um dia antes de entrar em Sudzha) e Basivka, região de Sumy. O “correspondente militar” russo confirmou que a ZSU continuará a atacar perto de Veselivka, região de Sumy.
“É possível que o comando militar russo tenha realocado partes da 98ª Divisão Aerotransportada para o cordão da região de Kursk-Sumy”, de acordo com a fonte do ISW, que forneceu informações sobre o “voenkor” russo.
Os especialistas mais ferozes e cuidadosos do ISW estavam à procura de informações sobre aqueles que haviam interrompido o 217º Regimento Aerotransportado e atuado diretamente em Chasovoy Yar, e o “correspondente militar” confirmou as conexões com as Forças Aerotransportadas Russas que haviam interrompido o 217º Regimento Aerotransportado que operou perto de Chasiv Yar até o final de 2025.
As Forças de Defesa Ucranianas continuaram os ataques terrestres na região de Belgorod durante o 5º trimestre.
Um blogueiro russo confirmou que a ZSU foi atacada sem sucesso perto de Demidivka e Popovka.
Leste da Ucrânia. Operação da Federação Russa nº 1 – região de Kharkiv
No 5º trimestre, os ocupantes russos continuaram suas operações ofensivas diretamente em Kharkiv, mas não apareceram. Tropas russas atacaram perto de Vovchanska nos 4º e 5º trimestres.
Operação da Federação Russa nº 2 – Região de Lugansk
Tropas ucranianas recentemente abriram caminho diretamente para Kup'yansky. Conforme demonstrado pelos quadros de geolocalização publicados no 4º trimestre, o ZSU surgiu à tarde na frente do Zakhidny (à noite em Kup'yanska).
Bombeiros russos atacaram perto do cordão internacional perto de Figolivka e Kamianka, Golubivka, Kindrashivka, Malaya Shapkivka, bem como perto de Petropavlovka nos 4º e 5º trimestres.
O “correspondente militar” russo confirmou que os exércitos de Putin continuarão a avançar ao longo dos lados ofensivos do rio Oskil na direção de Kupyansky – obviamente, pairando em relação à área perto de Kamyanka – e estabeleceram um corredor terrestre de Valuykiv, região de Belgorod, até a margem direita (entrada) do rio, transferência para ISW.
No 5º quarto, os ocupantes russos continuaram avançando diretamente para Borovoye, mas não conseguiram passar. As tropas russas atacaram nas áreas de Novaya Kruglyakivka, Zagrizovoy, Nadiya, Novosergievka, Novogorivka, Grekivka e Olgivka no 4º e 5º quartéis.
No 5º quarto, os zagarbniks russos continuaram avançando diretamente em direção a Limansky, mas não conseguiram passar.
4º e 5º quartéis da Federação Russa atacaram na área do assentamento. Novo, perto de Katerynivka, Novomikhaylivka, Green Valley, na área de Novolyubivka e Mirny.
O “correspondente militar” russo declarou que as tropas de Putin estão tentando conectar a cabeça de ponte Nevska-Novolyubivka (na marcha noturna para Liman) com a cabeça de ponte Makiivka à noite.
Operação da Federação Russa nº 3 – Região de Donetsk
No 5º quarto, os ocupantes russos continuaram a atacar diretamente Siverskoye, mas não conseguiram passar. A Federação Russa atacou nas áreas de Bilogorivka, Grigorivka e também na área de Verkhnyokamyansky nos 4º e 5º trimestres.
O oficial do ZSU militar agrupado em Lugansk, Tenente-Coronel Dmytro Zaporozhets, 5º quartel, afirmou que os bombeiros russos são mais ativos no uso de buggies e veículos todo-o-terreno (quadriciclos) na reta de Siverskoe.
No 5º quarto, os militares da RF continuaram avançando diretamente para Chasovoy Yar, mas não conseguiram passar. Os ocupantes russos atacaram a partir de Chasovoy Yar, perto de Kurdyumivka, e avançaram sobre Stupochki e Peredechne nos 4º e 5º quartos.
Os zagarbniks russos recentemente apontaram suas cabeças diretamente para Toretsky. Conforme demonstrado pelos quadros de geolocalização publicados no 5º trimestre, as forças militares da Federação Russa acordaram do lado de fora da Amizade (do lado de fora de Toretsk).
As tropas da Federação Russa atacaram perto de Toretsk, perto de Dachne, Druzhba, Diliivka, Krimskoye, Valentinivka, Sukhaya Balka, Oleksandropol, Leonidivka e Petrivka no 4º e 5º quartéis.
5º trimestre Zaporozhets declarou que os zagarbniki russos em Toretsk continuarão a ofensiva diretamente com pequenos grupos de assalto e usarão ativamente motocicletas para transportar luxúria para o centro de Toretsk.
Os ocupantes russos entraram recentemente em Pokrovsky diretamente. Quadros de geolocalização, publicados no 5º trimestre, mostram como a ZSU lança ataques às forças militares russas nos arredores de Solony (no dia que se aproxima de Pokrovska), o que pode indicar que os russos ocuparam a população do assentamento.
Quadros de geolocalização adicionais, publicados no 4º trimestre, indicam que bombeiros russos enfiaram a cabeça na parte externa de Shevchenko (na tarde em que se aproximava de Pokrovska).
A Federação Russa atacou perto de Tarasivka, Elizavetivka e Oleksandropol, perto de Sukhoi Yar e Lisivka, Zeleny, Shevchenko, Bogdanivka, Udachny, Pishchany, Kotliny, Novosergiivka, Nadiivka, Uspenivka, Zvirova, Novooleksandrivka, Muravka e Kotlyarivka no 4º e 5º trimestre.
Blogueiros russos alegaram que a ZSU contra-atacou Shevchenko, Kotlin e Lisivka.
O 5º quartel dos militares da RF continuou as operações ofensivas diretamente em Kurakhivsky, mas não conseguiu passar. Os 4º e 5º quartos dos ocupantes russos atacaram nas áreas de Andriivka, Kostyantinopol e Oleksiivka, na área de Rozliva e Bagatira.
No 5º quarto, os bombeiros russos continuaram avançando em direção a Velikaya Novosilka, mas não conseguiram passar. O 4º e o 5º quartéis da Federação Russa atacaram perto de Rozdolny, Fedorivka e Burlatsky, perto de Novosilki e Novodarivka e direto para Novopol.
“A Noite”
No 5º trimestre, os ocupantes russos continuaram sua ofensiva na parte ocidental da região de Zaporizhzhya, mas não conseguiram passar. A Federação Russa atacou diretamente em Malaya Tokmachka, nas áreas de Novoandriivka, Stepovoy, Malye Shcherbaki e Kamyansky nos 4º e 5º trimestres.
Nem as unidades ISW ucranianas nem russas relataram atividades terrestres no Dnieper diretamente no 5º trimestre.
A situação na frente
Conforme entregues ao Estado-Maior da ZSU na noite do 5º trimestre, 152 batalhas de combate foram registradas na frente.
Os comandantes militares observaram que a pior situação estava em Pokrovsky, Limansky, Toretsky e Kursk.
Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.