Em particular, os russos usam equipamentos da empresa japonesa Fanuc e da alemã Siemens e Haidenhain.
Para produção de míssil balístico “Oreshnik” Os russos utilizam equipamentos de países ocidentais, informa o Financial Times, citando um anúncio de uma empresa de defesa e instituto de engenharia russo.
Em 2024, em uma grande exposição russa, oito empresas chinesas apresentaram 12 modelos de dispositivos de controle numérico computadorizado (CNC). De acordo com uma análise do Conselho de Segurança Económica da Ucrânia, 11 destes modelos estavam equipados com controladores de fabricação japonesa ou alemã. ” utilizando equipamentos da empresa japonesa Fanuc e das alemãs Siemens e Haidenhain. Estas empresas produzem sistemas de controle para máquinas CNC.
Defense Express: “Oreshnik” não é uma nova arma balística da Federação Russa. A análise dos destroços mostrou a data de 2017
Apesar de os parceiros da Ucrânia no combate à agressão russa declararem como uma das suas prioridades interromper o fornecimento de equipamentos para essas máquinas à Rússia, o país agressor continua a recebê-lo.
A publicação observa que, embora o Kremlin esteja comprando um grande número de máquinas metalúrgicas de alta precisão na China, seus sistemas de controle continuam a ser fornecidos pelo Ocidente.
Somente este ano, o alemão Haidenhain forneceu esses equipamentos à Federação Russa por cerca de 3 milhões de dólares.