Twitter LinkedIn

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as ações militares no território da Ucrânia podem terminar em um futuro próximo. Ele fez essa declaração em 12 de fevereiro, após uma conversa telefônica com Vladimir Putin. Segundo o líder americano, o presidente russo estaria interessado em acabar com o conflito, mas em seus próprios termos.

Isso foi relatado pela URA-Inform, citando a CNN.

Durante uma reunião com jornalistas no Salão Oval, Trump observou que a ideia de um cessar-fogo foi discutida durante a conversa.

“Conversamos sobre a possibilidade de uma trégua para impedir os assassinatos. Acho que isso pode acontecer em um futuro próximo', disse ele.

Ao mesmo tempo, Trump enfatizou que Putin não quer uma calmaria temporária nas hostilidades, após a qual a guerra irá explodir com vigor renovado.

'Ele foi muito firme em uma coisa: se isso acabar, ele quer que acabe', acrescentou o presidente dos EUA.

Quando perguntado se a Ucrânia participaria da discussão dos termos do cessar-fogo, Trump respondeu evasivamente. Ele apenas observou que “seu povo está sendo morto e eles precisam chegar a um acordo de paz”. Ele também enfatizou que não considera a exclusão de Volodymyr Zelensky do processo de negociação um problema sério.

Ainda não se sabe quais medidas específicas serão tomadas para alcançar um cessar-fogo. No entanto, a declaração do presidente dos EUA já gerou um debate acalorado nos círculos políticos. Muitos especialistas acreditam que, sem a participação da Ucrânia, quaisquer acordos terão vida curta.

Relembraremos separadamente como os EUA responderam ao chamado de Trump a Putin.

Źródło informacji

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *